SIGNIFICA investir no aluno cidadão, que sabe gerenciar seus conflitos e atua como agente de
transformação nas relações sociais de seus colegas.
Temos a exclusividade em território nacional de um Programa de Formação e Certificação de Alunos Mediadores de Conflitos, em parceria com o instituto norte-americano CRU Institute, que foi criado há mais de 32 anos e já formou centenas de alunos mediadores em escolas/universidades nos Estados Unidos e em diversos outros países.
O mediador durante sua formação aprende a importância de ser um facilitador da conversa, sem
emitir opiniões, para que as pessoas envolvidas no conflito sejam as protagonistas da melhor
solução.
É preciso treino de atenção ao outro, treino de escuta, treino de como fazer perguntas para
investigar o que aconteceu, de levantar os sentimentos, levando a reflexão, para trazer à tona o
que não foi falado ainda.
Aqueles que participam da mediação também se beneficiam, desenvolvendo autonomia para resolver
seus conflitos com outras pessoas. Sentem na prática o benefício da possibilidade de falar e de
escutar para compreender.
A melhora da comunicação está relacionada com as chamadas competências socioemocionais do século
XXI, que têm sido apontadas como imprescindíveis à formação integral dos alunos.
Essas competências cobrem, principalmente, cinco campos: autoconhecimento, autocontrole,
automotivação, empatia e habilidades de relacionamento.
Aprimorar as capacidades socioemocionais, através da formação de gestores de conflitos, leva a
uma melhora da comunicação e entendimento das diferenças.
O Peer Mediation program do CRU Institute, foi especialmente desenvolvido para formar alunos
mediadores. É interativo, inclui uma série de dinâmicas, jogos, exercícios, debates entre os
alunos e práticas de role plays.
A experiência nasce do processo de conhecimento ou estímulo que vem de fora, somado ao encontro
da ação de compreensão interna de cada indivíduo.
É uma forma de resolução de conflitos de aluno com aluno. Os alunos mediadores de conflitos, atuam como facilitadores da comunicação de seus colegas, para que eles solucionem seus próprios conflitos.
Iniciando este trabalho na escola/universidade, com a orientação de um mediador capacitado e especializado para tal, serão os alunos os protagonistas e gestores dos conflitos, aprendendo a administrar e solucionar de uma forma positiva as divergências que estão vivendo naquele momento dentro do ambiente educacional.
Quando as pessoas criam suas próprias soluções, se sentem no controle de suas vidas e se comprometem com a resolução que criaram para resolver os seus conflitos.
Formada em Comunicação e pós-graduada em Planejamento e Controle Empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). Vivência como consultora em Governança Familiar, representante do Conselho de Família e idealizadora do Family Office da Sadia. Mediadora formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Especialista em Peer Mediation pelo Conflict Resolution Unlimited Institute of USA. Membro do Projeto Piloto de Mediação em Conflitos Societários do Fórum Central do Estado de São Paulo. Sócia da Consultoria Gente Agente e da Câmara MAPAM - Câmara de métodos consensuais.
Bacharel em Direito pela FMU e pós-graduada em Relações Interpessoais no Instituto Vera Cruz. Mediadora formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Especialista em Peer Mediation pelo Conflict Resolution Unlimited Institute of USA. Certificada pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos). Certificada pelo Style Matters para Estilo de Negociador. Facilitadora de Círculos Restaurativos pela Justiça em Círculo. Membro do Projeto Piloto de Mediação em Conflitos Societários do Fórum Central do Estado de São Paulo. Sócia da Consultoria Gente Agente e da Câmara MAPAM - Câmara de métodos consensuais.