Formar alunos mediadores de conflitos

SIGNIFICA investir no aluno cidadão, que sabe gerenciar seus conflitos e atua como agente de transformação nas relações sociais de seus colegas.

Temos a exclusividade em território nacional de um Programa de Formação e Certificação de Alunos Mediadores de Conflitos, em parceria com o instituto norte-americano CRU Institute, que foi criado há mais de 32 anos e já formou centenas de alunos mediadores em escolas/universidades nos Estados Unidos e em diversos outros países.

No que acreditamos

Mediação

de Conflitos

O pilar da mediação de conflitos é promover o diálogo entre as pessoas a fim de que elas próprias criem alternativas para solucionar o conflito.

O mediador durante sua formação aprende a importância de ser um facilitador da conversa, sem emitir opiniões, para que as pessoas envolvidas no conflito sejam as protagonistas da melhor solução.

É preciso treino de atenção ao outro, treino de escuta, treino de como fazer perguntas para investigar o que aconteceu, de levantar os sentimentos, levando a reflexão, para trazer à tona o que não foi falado ainda.

Aqueles que participam da mediação também se beneficiam, desenvolvendo autonomia para resolver seus conflitos com outras pessoas. Sentem na prática o benefício da possibilidade de falar e de escutar para compreender.

Aluno Mediador

Agente de Transformação

Transformando a forma como o conflito é visto e, com foco na melhora da comunicação, esse aluno mediador se torna um agente disseminador da cultura do diálogo.

A melhora da comunicação está relacionada com as chamadas competências socioemocionais do século XXI, que têm sido apontadas como imprescindíveis à formação integral dos alunos.

Essas competências cobrem, principalmente, cinco campos: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades de relacionamento.

Aprimorar as capacidades socioemocionais, através da formação de gestores de conflitos, leva a uma melhora da comunicação e entendimento das diferenças.

Aprendizado

com base na experiência

A interatividade do programa é especialmente importante pois quando os alunos vivenciam novos conceitos eles tendem a aprender mais.

O Peer Mediation program do CRU Institute, foi especialmente desenvolvido para formar alunos mediadores. É interativo, inclui uma série de dinâmicas, jogos, exercícios, debates entre os alunos e práticas de role plays.

A experiência nasce do processo de conhecimento ou estímulo que vem de fora, somado ao encontro da ação de compreensão interna de cada indivíduo.

o que é mediação

O que é Mediação de Pares (Peer Mediation)?

É uma forma de resolução de conflitos de aluno com aluno. Os alunos mediadores de conflitos, atuam como facilitadores da comunicação de seus colegas, para que eles solucionem seus próprios conflitos.

Iniciando este trabalho na escola/universidade, com a orientação de um mediador capacitado e especializado para tal, serão os alunos os protagonistas e gestores dos conflitos, aprendendo a administrar e solucionar de uma forma positiva as divergências que estão vivendo naquele momento dentro do ambiente educacional.

Benefícios da Peer Mediation

  • Conflito passa a ser visto como oportunidade de crescimento e aprendizado;
  • Estimula o protagonismo, criatividade e autorresponsabilização pelas ações;
  • As pessoas conseguem identificar interesses comuns e criar território para acordos sustentáveis;
  • Adquirem capacidade de liderança;
  • Tornam-se empáticas e proativas;
  • Capacitadas em habilidades de comunicação e negociação;

Quando as pessoas criam suas próprias soluções, se sentem no controle de suas vidas e se comprometem com a resolução que criaram para resolver os seus conflitos.

Escola

  • Faz com que os alunos vejam o conflito como uma coisa do dia a dia e como uma oportunidade de crescer e aprender;
  • É mais efetiva que suspensão e advertências por promover responsabilidade por seus atos;
  • Ajuda a diminuir evasão escolar, violência e bullying nas escolas/universidades;
  • Ajuda a diminuir o tempo que professores e funcionários da escola gastam controlando e lidando com conflitos entre alunos.

Pais

  • Jovens se tornam:
  • Agentes de transformação e promotores da cultura da paz;
  • Empáticos e proativos;
  • Prontos para lidar com conflitos positivamente;
  • Dialogantes e criativos;
  • Com maior capacidade de liderança;
  • Preparados socioemocionalmente;
  • É uma ferramenta para a vida que empodera os alunos a resolverem os seus próprios conflitos através da melhora na comunicação e entendimento das diferenças.

Produtos Gente Agente

seta
  • peer mediation program

    Peer Mediation Program

    O programa de formação de alunos mediadores é um projeto único, desenvolvido de acordo com o perfil e as necessidades de cada escola, porém, existem etapas imprescindíveis que fazem parte de todos os programas:

    • Sensibilização sobre o que é Mediação de Pares
    • Comunicação do programa para todo o corpo escolar, pais e alunos
    • Treinamento de um Coordenador para gerenciar o programa dentro da escola/universidade.

    12 horas de formação nas quais os alunos aprenderão técnicas e ferramentas da Mediação de Conflitos com a metodologia do CRU Institute. Após a conclusão, ocorrerá uma formatura com entrega de certificação válida no Brasil e nos Estados Unidos.

  • Workshop Soft Skills

    Workshop Soft Skills

    Apresentação de conceitos e ferramentas da Mediação de Conflitos aos participantes para que se tornem multiplicadores de uma postura positiva em relação aos conflitos.

    Benefícios:

    • Tornar mais efetiva a comunicação dentro e fora da escola/universidade.

    Duração: 1 encontro de 2 horas

    Público Alvo: para todos.

  • Treinamento Be your own Mediator

    Treinamento “Be your own Mediator”

    Encontros onde as pessoas aprenderão técnicas de mediação para resolver os conflitos, usando a cooperação para influenciar o outro a se comunicar melhor, tornando-se assim agentes de transformação da cultura do diálogo.

    Benefícios:

    • Os participantes saberão como reagir quando um conflito estiver acontecendo de uma maneira positiva como facilitadores da Mediação de Conflitos.

    Duração: 4 encontros de 1 hora

    Público Alvo: grupos de até 20 pessoas.

  • Sessões de Mediação de Conflitos

    Sessões de Mediação de Conflitos

    É um forma de resolução de conflitos, confidencial, onde o mediador com neutralidade, utiliza ferramentas de escuta e técnicas de mediação para facilitar a comunicação entre as pessoas.

    Duração: encontros de 1:30

    Público Alvo: Pessoas (com conflito instalado), podendo ser de 2 até 4 pessoas.

  • Facilitação de círculos restaurativos

    Facilitação de Círculos Restaurativos

    Resolução de Conflitos de um grupo especifico, através do formato circular restaurativo, metodologia Belinda Hopkins, conduzido por um Mediador de Conflitos especializado em Práticas Restaurativas cujo o objetivo é envolver o grupo na gestão e restauração das relações.

    Duração: encontros de 1:30

Onde estamos

Quem somos

Carolina Furlan

Carolina
Furlan

Formada em Comunicação e pós-graduada em Planejamento e Controle Empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). Vivência como consultora em Governança Familiar, representante do Conselho de Família e idealizadora do Family Office da Sadia. Mediadora formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Especialista em Peer Mediation pelo Conflict Resolution Unlimited Institute of USA. Membro do Projeto Piloto de Mediação em Conflitos Societários do Fórum Central do Estado de São Paulo. Sócia da Consultoria Gente Agente e da Câmara MAPAM - Câmara de métodos consensuais.

Daniela Ferraz

Daniela
Ferraz Dib

Bacharel em Direito pela FMU e pós-graduada em Relações Interpessoais no Instituto Vera Cruz. Mediadora formada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Especialista em Peer Mediation pelo Conflict Resolution Unlimited Institute of USA. Certificada pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos). Certificada pelo Style Matters para Estilo de Negociador. Facilitadora de Círculos Restaurativos pela Justiça em Círculo. Membro do Projeto Piloto de Mediação em Conflitos Societários do Fórum Central do Estado de São Paulo. Sócia da Consultoria Gente Agente e da Câmara MAPAM - Câmara de métodos consensuais.

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